9/8/2025
30ª Marcha Para Jesus promete atrair milhares de pessoas neste sábado em Feira de Santana

Neste sábado, dia 9 de agosto, Feira de Santana será palco de uma das maiores manifestações evangélicas da Bahia: a 30ª edição da Marcha Para Jesus. O evento, que já faz parte do calendário oficial de festas da cidade, promete reunir mais de 50 mil pessoas, de acordo com a organização.

Com o tema “30 anos marchando pelo fortalecimento da cidade”, a concentração do evento começará às 14h, no final da Avenida Getúlio Vargas, com destino ao antigo terminal de ônibus da Getúlio, onde um palco foi montado pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Todo o percurso contará com um trio elétrico, onde se apresentarão várias atrações. 

Entre as principais atrações confirmadas estão grandes nomes da música gospel nacional como Cassiane e Lukas Agustinho, que prometem momentos de adoração e celebração marcantes. “Eu e a banda ao vivo estarei nessa marcha que será uma bênção. Nós vamos marchando dizendo que só o Senhor é Deus. Feira de Santana prepare-se”, declarou Cassiane, empolgada com o evento.

Além deles, a Marcha contará com apresentações de Juninho, Kleide Valente, Moreno em Cristo, Júlia Elyasha, Ap. Edson, Claudiomir Basílio e a Banda Mais de Deus.

O evento é organizado com o apoio de instituições como a Caverna Ministério, AMPTE, Origem Church, e a Prefeitura de Feira de Santana, entre outros parceiros.

Para o secretário de Cultura, Cristiano Lôbo, a Marcha Para Jesus representa um momento importante de expressão da fé cristã e da união entre as igrejas evangélicas da cidade e região.

8/8/2025
Workshops, cursos e treinamentos do Senar estão na programação da Expofeira 2025

Além da exposição de animais de grande porte, dentre diversas raças de bovinos e equinos, muitos dos quais selecionados geneticamente e outros tantos ranqueados, a 46ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2025) terá também este ano workshops, cursos e treinamentos do Senar movimentando o Parque de Exposição João Martins da Silva, no período de 7 a 14 de setembro deste ano.

Na programação de eventos, também abertos aos visitantes, constam gastronomia, treinamento de drones, bovinocultura, fruticultura, ovinocaprinocultura, apicultura, equinocultura e muitos outros cursos.

São cursos e workshops selecionados criteriosamente em função da relação com o agronegócio, preparando técnicos e novos criadores, estimulando a geração de renda por meio da implantação de novos negócios nas propriedades rurais ou também fortalecendo a gastronomia regional.

Uma das novidades durante a Expofeira 2025 será a promoção de cursos para operadores de drones, incentivando o uso de tecnologia de ponta no gerenciamento do agronegócio, com o monitoramento das propriedades através da utilização desses equipamentos.

8/8/2025
COLUNISMO SOCIAL COMEÇOU HÁ 70 ANOS E TEM SIDO MARCANTE NOS JORNAIS DA CIDADE

As viagens, as ‘badaladas’ recepções em mansões, festas em clubes sociais, eventos religiosos, namoros, casamentos, visitas de autoridades e personagens eram assuntos que garantiam as colunas sociais em jornais e emissoras de rádio. A ‘febre’ das informações da sociedade chegou até nós em 1955, através do jornal Folha do Norte, e o primeiro a assinar uma coluna foi o dentista Hélio Dórea, com as iniciais H.D.

O colunismo social, ou jornalismo social, como preferem alguns, precede a história das publicações impressas em Feira de Santana, surgindo no sudeste do país e registrando, entre outros nomes de destaque, Ibrahim Sued, no Rio de Janeiro, o mais laureado e considerado nacionalmente o ‘papa’ do gênero. Antes do surgimento da Folha do Norte em 1909, outros periódicos de breve existência – e foram muitos – registraram informações de casamentos, aniversários, viagens, mas, independente de sumárias, tipificadas como notas comuns da redação, sem os detalhes, a abordagem e o ‘charme’ característicos da crônica social.

Em 1955, na edição de 30 de junho do então semanário, que circulava aos sábados, apareceu a coluna Sociedade, identificada pelas iniciais H.D. – Hélio Dórea – pessoa estimada na comunidade que, há exatos 70 anos, iniciava formalmente esse tipo de jornalismo no interior da Bahia e, posteriormente, mudando-se para outro estado, manteve-se atuante. A professora Ana Maria Oliveira o substituiu por algum tempo. Com a transferência do dentista Hélio Dórea para o Espírito Santo, surgiu, em 10 de novembro de 1956, nova coluna, também intitulada Sociedade, porém assinada por Eme Pê – Emanuel Simões Portugal, que se consolidaria como M. Portugal, sendo considerado ‘o Ibrahim Sued’ da Bahia, pelo sucesso obtido.

Com muita dinâmica, M. Portugal tornou-se referência no segmento e responsável pela realização de várias campanhas sociais, festas beneficentes em clubes e diversos eventos que mobilizaram a sociedade citadina. M. Portugal também inovou, transmutando a sociedade feirense das páginas de jornais para o rádio, inicialmente com um programa na Rádio Cultura de Feira. A atriz Zoila Chagas assinou uma coluna congênere na Folha do Norte, mas de forma passageira.

Com o incremento dos eventos sociais – as famílias tradicionais abrindo suas mansões para receber amigos e os clubes realizando grandes festas – o colunismo tornou-se indispensável, surgindo outros importantes divulgadores do ‘grande mundo’. Era importante a exposição dos que viviam muito bem, e isso era papel dos colunistas, que tinham acesso privilegiado aos mais finos ambientes, inacessíveis ao povão, que correspondia à grande fatia da população rotulada pela falta de dinheiro, mas interessada em saber o que ocorria no meio dos abonados.

Antônio José Laranjeira, então bancário, também deu seus primeiros passos via Folha do Norte, passando pelo Diário de Notícias para desembarcar em A Tarde e aí granjear o prestígio que marcou sua trajetória no jornalismo baiano. Outro forte integrante dessa época foi Cid Daltro, que, além de jornal, também manteve programa social na Rádio Sociedade, verificando-se verdadeira disputa, cada qual buscando informar primeiro as novidades da sociedade, que, atenta, nada deixava passar. Isso porque, à medida que o colunismo social foi se robustecendo, as notinhas de namoros, passeios, rompimentos, coquetéis, recepções e viagens começaram a dar lugar a outras, sobre o mundo empresarial vivido pela alta sociedade.

Ainda hoje atuando na imprensa local, o jornalista social Oydema Ferreira começou, como tantos outros, pelas páginas do semanário Folha do Norte, esteve com êxito nos diários da capital baiana, Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia e A Tarde, fixando-se, por fim, na Folha do Estado, onde continua sua missão com a retidão e coerência que sempre marcaram sua linha informativa. Oydema tem a seu favor uma enorme agenda de realizações, como Noite de Destaques, Gente que Brilha, Noite de Debutantes e outros eventos que reuniam a sociedade feirense e traziam a esta cidade artistas renomados, principalmente da televisão e da música. Mais recentemente, surgiu Ailton Pitombo, que continua desempenhando seu trabalho com qualidade, sob o título Socioeconômico, nas edições do Jornal NoiteDia.

O mundo mudou, é repetitivo dizê-lo. Muitos já disseram isso há muito tempo. É melhor dizer que o mundo continua e deve continuar mudando, assim sempre haverá o passado, as novidades e as lembranças. Colunistas sociais – aqui e por toda parte – devem continuar propagando informações da elite social. Isso talvez já não tenha tanta importância em um mundo globalizado, da internet e da inteligência artificial, que ‘sabe de tudo’, mas foi e continua sendo válido o papel desses comunicadores, que merecem ser lembrados.

Por Zadir Marques Porto

8/8/2025
SEDESO realiza reunião de planejamento para integrar ações entre departamentos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO) promoveu, na manhã desta sexta-feira (8), uma reunião de planejamento no Centro de Referência Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista Dr. Ildes Ferreira de Oliveira (CER – TEA). O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e fortalecer a articulação entre os diferentes setores da secretaria, visando otimizar os serviços prestados à população.

Reunindo chefes de setores, coordenadores e diretores, a reunião proporcionou um espaço para discussão de objetivos, troca de experiências e integração das ações desenvolvidas por cada departamento. A visão da SEDESO, apresentada durante o encontro, foi reforçada como uma estrutura unificada, ou "um toldo", que engloba diversas áreas voltadas para assistência social, inclusão e promoção de direitos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, destacou a importância da colaboração entre os setores. “Mais do que planejar ações, este momento serve para reafirmarmos nosso compromisso com o trabalho em rede. Respeitamos as especificidades de cada setor, mas buscamos sempre atuar de forma coesa em prol da população. A união e o entrosamento entre os setores são fundamentais para que possamos trabalhar com harmonia e alcançar resultados ainda mais expressivos. Esse é o compromisso da nossa gestão”, afirmou Gerusa Sampaio.

8/8/2025
CMDI I comemora Dia dos Pais com serviços de saúde e anúncio de melhorias estruturais

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar (FHFS), celebrou o Dia dos Pais na manhã desta sexta-feira (08) com uma programação especial de serviços de saúde voltados para os homens, além do anúncio de obras e manutenções no Centro Diagnóstico por Imagem (CMDI I), localizado na Avenida Maria Quitéria. A ação, que teve como objetivo promover a saúde masculina, também reforçou o compromisso da unidade de saúde com o bem-estar dos pacientes. No primeiro semestre de 2025, o CMDI I realizou 28.316 atendimentos, incluindo consultas e exames, demonstrando o crescente fluxo de pacientes em busca de cuidados médicos.

A programação teve início às 7h, com a presença da diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, e contou com um delicioso café da manhã. Além disso, a ação ofereceu atendimentos de saúde e um ambiente de acolhimento, proporcionando cuidados não apenas físicos, mas também emocionais para os pacientes e seus acompanhantes. A equipe multidisciplinar realizou exames como eletrocardiograma, raio-X, além de consultas com cardiologistas, urologistas, nutricionistas e clínicos gerais. O evento também incluiu palestras e rodas de conversa sobre a saúde do homem.

Promoção da Saúde Masculina

De acordo com Gilberte Lucas, a iniciativa visa sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do acompanhamento médico. “Embora o Dia dos Pais seja tradicionalmente um momento de celebração da figura paterna, aproveitamos a data para intensificar o atendimento com especialidades voltadas para a saúde masculina”, destacou a gestora.

Além dos atendimentos de saúde, o evento também marcou o anúncio de importantes melhorias na infraestrutura do CMDI I, com início imediato das obras de manutenção e reforma, que incluem pintura geral, revisão da cobertura do telhado, revisão elétrica, reforma dos banheiros e outras melhorias. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 30 dias, sem comprometer os atendimentos diários da unidade.

Testemunhos de Participantes

A ação teve grande adesão por parte dos homens da cidade, que valorizaram a oportunidade de cuidar da saúde. Agripino Ferreira de Jesus, de 78 anos, morador do bairro Caseb, destacou a importância do evento. "Foi difícil me convencer a cuidar da saúde, mas hoje entendi a importância. Ver outros homens aqui também é um reflexo de que estamos começando a cuidar melhor de nossa saúde", afirmou.

Manoel Messias de Moura, também de 78 anos, um dos homenageados do evento, expressou sua satisfação com o atendimento recebido. "É uma surpresa receber um café da manhã e serviços de saúde tão importantes. Recomendo que todos os homens venham e façam seus exames", disse ele.

César de Lima Brito, morador do bairro Aviário, observou a participação ativa dos homens no evento como uma prova do sucesso das campanhas de conscientização. "É um bom exemplo, e minha mensagem é para que os homens se cuidem mais para viver melhor", destacou.

Joel Moura Alves, morador do bairro Rocinha, completou: "Cuidar da minha saúde é prioridade, tenho filhos que dependem de mim, por isso é fundamental estar bem. Parabéns a todos os pais", afirmou com determinação.

Sobre o CMDI I

O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI I) Dr. Eugênio Laurine está localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 2.453. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para mais informações ou agendamentos, o telefone de contato é (75) 3602-7335.

8/8/2025
Lançamento do livro de Rui Rezende marca abertura da Exposição Panorama

A 17ª edição da Exposição Panorama reúne fotografias que exploram diferentes ângulos, olhares e perspectivas. A abertura aconteceu nesta quinta-feira (7), no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC).

Um dos destaques da noite foi o lançamento do livro Agricultura Familiar, de Rui Rezende, conhecido pela sensibilidade em registrar a relação entre a vida e a natureza. A obra reúne imagens feitas a partir de 2009 e presta homenagem aos trabalhadores do campo.

“O livro é uma homenagem às pessoas, principalmente aos meus avós, depois à minha mãe e a todos os homens e mulheres que produzem o alimento que consumimos. Se exercemos a nossa profissão, é porque há pessoas no campo produzindo”, destacou Rui.

O fotógrafo feirense Dex Almeida, um dos curadores da mostra, também apresenta registros próprios. Há 10 anos no mercado, ele trabalha com o conceito de fototerapia, que busca captar a essência dos retratados.

“A ideia é que as pessoas se conectem com a proposta e que a fotografia vá além da imagem, tornando-se um recurso de autoconhecimento e expansão. Nesse ensaio, por exemplo, a cliente presta reverência à avó, que era curandeira, trazendo referências aos ancestrais, rezadeiras e mulheres detentoras de saberes sagrados”, explicou Dex.

A curadora Ananda Nunes também assina trabalhos na exposição. Para ela, o corpo, especialmente o feminino, é ponto de partida e inspiração.

“Meu trabalho fala desse lugar da mulher no mundo e da relação do corpo como instrumento de conexão com o interior e o exterior”, ressaltou.

Como visitar a exposição 

A Exposição Panorama fica aberta ao público até 6 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, localizado na Rua Geminiano Costa, nº 255, Centro. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h.

8/8/2025
Musical infantil "Moana" será apresentado gratuitamente na praça da Kalilândia, neste sábado

A Prefeitura de Feira de Santana, em parceria com a Fundação ArcelorMittal e a Belgo Arames, convida toda a comunidade para a estreia da nova temporada do programa Diversão em Cena. O evento, que visa democratizar o acesso à cultura, trará uma exibição gratuita do musical infantil "Moana", neste sábado, 9 de agosto, às 16h, na Praça Kalilândia.

Com classificação livre, o espetáculo é acessível em Libras e conta com audiodescrição, garantindo uma experiência inclusiva para todos. A história acompanha a jovem Moana em sua jornada para salvar seu povo, com o auxílio do lendário semideus Maui. Juntos, eles embarcam em uma viagem repleta de emoção, música ao vivo e interatividade, proporcionando um espetáculo visualmente deslumbrante para todas as idades.

Recomendado para crianças a partir de 3 anos, o musical é apresentado pela companhia Cyntilante Produções, de Belo Horizonte (MG), e promete encantar não apenas os pequenos, mas toda a família.

Feira de Mulheres Empreendedoras Mostraê

Simultaneamente à apresentação, acontecerá a Feira de Mulheres Empreendedoras Mostraê, das 14h às 18h, também na Praça Kalilândia. A feira terá um foco especial em gastronomia, artesanato, acessórios exclusivos e produtos para o público infantil, promovendo o trabalho de mulheres empreendedoras e proporcionando um espaço para a troca de experiências e a valorização de suas produções.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana e é viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais. A realização é da Lima Produções Culturais, com o apoio do Governo Federal.

8/8/2025
Prefeitura inicia asfaltamento de vias estratégicas no entorno do Terminal Central

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), autorizou a pavimentação asfáltica da Rua Manoel Matias e da Rua Farmacêutico José Alves. As obras visam melhorar a mobilidade urbana em uma área de intenso fluxo de veículos e pedestres.

Essas vias desempenham papel estratégico para o trânsito local, pois fazem ligação direta com as saídas dos ônibus do Terminal Central do Transporte Público e são alternativas para o acesso de importantes pontos da cidade, como o bairro Feira IV, o Shopping Cidade das Compras, a Praça do Tropeiro e o Centro de Abastecimento. A intervenção vai proporcionar mais fluidez ao tráfego, especialmente nos horários de pico, além de fortalecer o comércio da região.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho acompanhou de perto o início do serviço e destacou a relevância das ações. "Estamos realizando mais uma importante ligação viária que é uma via fundamental para o tráfego da cidade. Além disso, é uma região comercial muito ativa, próxima ao Centro de Abastecimento, à Praça do Tropeiro e ao Shopping Popular Cidade das Compras. Já temos obras em andamento nestes locais. São ações constantes do governo, fruto de um compromisso diário com a população. Vamos seguir buscando recursos e investindo no desenvolvimento de Feira de Santana", afirmou.

O superintendente da SOMA, João Vianey, reforçou o compromisso da gestão com a infraestrutura urbana. "Essas intervenções fazem parte de um plano de melhoria das ruas da cidade, priorizando regiões com grande circulação e impacto na mobilidade. Estamos atuando com celeridade para garantir uma infraestrutura adequada para motoristas, pedestres e para o sistema de transporte público".

Outras vias da cidade também estão no cronograma de pavimentação e receberão intervenções nos próximos dias, como parte do compromisso da Prefeitura em ampliar a infraestrutura urbana e garantir mais mobilidade e qualidade de vida para a população.

8/8/2025
Vacinação contra a raiva em cães e gatos começa na próxima segunda-feira (11)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará início à campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos na próxima segunda-feira (11). Neste primeiro momento, as doses serão aplicadas na Unidade de Controle de Zoonoses, localizada na Avenida Eduardo Fróes da Mota, no bairro Pedra do Descanso, das 8h às 15h.

Devem ser vacinados animais saudáveis a partir dos três meses de idade. A orientação é que os tutores levem os pets com segurança: gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e cães devem estar com coleiras ou correntes.

A Unidade de Controle de Zoonoses reforça que animais vacinados há 12 meses devem receber nova dose, já que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção e controle da raiva.

OUTROS LOCAIS

Além da sede da Unidade de Zoonoses, a vacinação será levada a locais estratégicos da sede e zona rural do município, com o objetivo de alcançar o maior número possível de animais.

O cronograma completo com datas e locais será divulgado dentro em breve pela Secretaria de Saúde.

8/8/2025
Último dia para inscrição no Casamento Coletivo; prazo não será prorrogado

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESO), informa que o prazo para as inscrições no Casamento Coletivo 2025 se encerra nesta sexta-feira, 8 de agosto, sem possibilidade de prorrogação. O evento será realizado no dia 27 de novembro, às 8h, no Cajueiro Convenções.

São 300 vagas disponíveis para casais que atendem aos requisitos. Para garantir a inscrição, os interessados devem comparecer pessoalmente à sede da SEDESO, localizada na Avenida Senhor dos Passos, nº 212, durante o expediente, das 8h às 12h e das 14h às 17h. É imprescindível levar toda a documentação necessária.

O Casamento Coletivo é uma ação totalmente gratuita, que isenta os participantes de qualquer taxa cartorial. A iniciativa visa assegurar o direito ao matrimônio civil para casais em situação de vulnerabilidade social, além de fortalecer os laços familiares e comunitários.

A organização do evento destaca que o número de vagas e o prazo de inscrição são definitivos. Portanto, aqueles que desejam participar devem se apressar para garantir sua vaga antes do fim do período de inscrição.

Para mais informações, os interessados podem se dirigir à SEDESO ou acompanhar os canais oficiais da Prefeitura de Feira de Santana.

Documentos exigidos para a inscrição:  

  • Carteira de identidade (RG) e CPF  

  • Certidão de nascimento (para solteiros)  

  • Certidão de casamento com averbação de divórcio ou óbito (para divorciados e viúvos)  

  • Comprovante de residência atualizado  

  • Número de Inscrição Social (NIS)  

  • Sentença judicial ou escritura pública de partilha de bens (quando aplicável)  

 
 
 
8/8/2025
Marcha pra Jesus: Montagem do palco é finalizada

A Marcha pra Jesus 2025 está quase batendo à porta. Desse modo, os preparativos seguem a todo vapor.  Nesta quinta-feira (7), foi finalizada a montagem do palco que receberá artistas como Cassiane e Lukas Agostinho.

O evento que já está na 30ª edição, faz parte do calendário oficial de festas de Feira de Santana e é considerada uma das maiores manifestações evangélicas na região metropolitana.

A cantora Cassiane, nome que faz parte do cenário nacional gospel, destaca que o evento será histórico. “Eu e a banda ao vivo estarei nessa marcha que será uma bênção. Nós vamos marchando dizendo que só o senhor é Deus. Feira de Santana prepare-se”, enfatizou a artista.

A Marcha será realizada neste sábado (9) e a concentração acontece a partir das 14h, no final da Avenida Getúlio Vargas. De acordo com a organização, a expectativa é que mais de 50 mil pessoas marquem presença.

7/8/2025
SESP promove limpeza em casa de acumulador no Parque Ipê

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) da Prefeitura de Feira de Santana promoveu uma operação de limpeza na residência de mais um acumulador de resíduos sólidos, nesta quarta-feira (06). A ação foi realizada no bairro Parque Ipê e todo o material inservível foi direcionado ao Aterro Sanitário da cidade.

Durante a operação, coordenada pelo supervisor operacional, Luiz Carlos Coutinho de Matos; o chefe do Departamento de Limpeza Pública, Hamilton dos Santos; e Ivânia Santana da Anunciação, foi recolhido um caminhão compactador de materiais inservíveis. 

A ação, promovida pela Prefeitura sem custos para os moradores do imóvel, foi acompanhada por dois familiares. Caso necessário, os moradores da residência também podem ser acompanhados por assistentes sociais e psicólogos.

A iniciativa, promovida a partir de denúncias de moradores da comunidade do Parque Ipê, visa preservar a saúde e garantir qualidade de vida dos moradores do imóvel assim como também da vizinhança. E é uma medida que pode ser solicitada à Prefeitura, através da SESP, pelo Fala Feira 156.

7/8/2025
Feira na Avenida terá edição especial neste sábado

Com a chegada do Dia dos Pais, a Feira na Avenida que seria realizada neste domingo (10) sofreu alteração e acontecerá neste sábado (9), com horário especial das 15h às 21h, na Avenida Getúlio Vargas. 

Quem deseja visitar o ambiente pela primeira vez, mas não sabe a localização, pode utilizar o trecho entre as ruas ruas Frei Aureliano Ramos e São Domingos como referência. 

A feira tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A iniciativa faz parte da parceria entre a Prefeitura e a sociedade civil, junto aos projetos Arte na Avenida, Feira de Antiguidades e Lá na Rua

Nela é possível encontrar diversas opções de presente, como os produtos artesanais que não só valorizam trabalho manual como tratam-se de peças exclusivas. Também podem ser adquiridos kits e cestas com petiscos, doces e iguarias.

Como participar como expositor?

Os interessados em expor na Feira na Avenida devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Cultura, situada na Rua Estados Unidos, nº 37 – Centro. A inscrição não tem custo e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

7/8/2025
Centro Municipal de Educação Inclusiva promove Semana de Conscientização sobre o TDAH com foco em professores e famílias

Entre esta segunda-feira (4) e sexta (8), o Centro Municipal de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva realiza a Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A iniciativa visa sensibilizar a comunidade escolar da rede municipal sobre a importância do diagnóstico precoce e de práticas pedagógicas inclusivas para estudantes com TDAH, ou com suspeita do transtorno.

A programação desta quinta-feira (7) foi marcada por duas rodas de conversa: pela manhã, com os professores do Centro e da rede; e à tarde, com familiares dos estudantes acompanhados na unidade. A proposta é fortalecer o diálogo e o acolhimento em torno de um transtorno que, muitas vezes, ainda é cercado por desinformação.

“Essa é uma semana que institucionalizamos no Centro com o objetivo de alcançar os professores da rede municipal e as famílias. Queremos tornar pública a necessidade de termos um olhar mais sensível para essas crianças e adolescentes que enfrentam dificuldades específicas na sala de aula, tanto na forma de aprender quanto de se expressar”, explica Paula Costa, pedagoga e psicopedagoga do Centro.

A programação foi elaborada por toda a equipe pedagógica da unidade, motivada pelo crescente número de estudantes com diagnóstico de TDAH, ou com fortes indícios, mas ainda sem avaliação formal.

A quinta-feira (7), dia reservado à carga horária dos professores e sem atendimentos regulares, foi estrategicamente pensada para envolver também professores das salas de recursos e das classes comuns da rede municipal, ampliando o alcance da iniciativa.

Conscientizar para incluir

A atividade integra a Semana Nacional de Conscientização sobre o TDAH, instituída pela Lei nº 14.420/2022, que determina a realização de ações educativas e informativas na semana do dia 1º de agosto.

Durante a semana, o Centro promoveu acolhimentos, reflexões em grupo, trocas de experiências e estudos de casos com base em situações vividas no dia a dia da escola. Os encontros abordaram as principais características do TDAH, como a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade, com foco em como identificá-las e lidar com elas no ambiente escolar e familiar.

“A desatenção não é falta de vontade. É uma dificuldade involuntária de concentração. Isso precisa ser compreendido para que os estudantes não sejam rotulados ou marginalizados. Eles precisam de apoio, não de punição”, reforça Paula.

Da escuta à ação: apoio técnico e humano

O Centro Municipal de Educação Inclusiva oferece acompanhamento pedagógico e psicopedagógico a estudantes com diferentes necessidades educacionais específicas. O atendimento a casos suspeitos de TDAH segue um fluxo definido: a escola encaminha o estudante por meio de um relatório, que passa por triagem no Centro. Após avaliação, são iniciados os atendimentos e, se necessário, feitos os devidos encaminhamentos para a rede de saúde do município.

Além disso, o Centro realiza orientações às famílias, encontros formativos e momentos de escuta coletiva para fortalecer os vínculos e promover o manejo adequado em casa.

“Ser mãe de dois filhos com TDAH mudou minha prática como professora. Humanizou meu olhar. Aqui no Centro, buscamos adaptar os métodos, os processos avaliativos e oferecer apoio com carinho, responsabilidade e escuta sensível”, relata Vanuza Pinto, pedagoga e professora da unidade.

Ela destaca ainda que o Centro atua não apenas com intervenções pedagógicas, mas também com psicoeducação e estratégias de adaptação metodológica, sempre visando à inclusão efetiva dos estudantes nas escolas regulares.

“Nosso papel vai além da técnica. Queremos garantir o direito de aprender e de se sentir pertencente. Para isso, precisamos de toda a rede: escolas, professores e, principalmente, as famílias”.

A Semana de Conscientização sobre o TDAH continua até sexta-feira (8), com atividades voltadas à formação interna e preparação da equipe para os desafios cotidianos da educação inclusiva.

7/8/2025
Saúde marca 10 anos do Zika vírus com seminário nos dias 13 e 14 em parceria com a UEFS

Para marcar os 10 anos desde os primeiros casos de Zika vírus em Feira de Santana, será realizado o seminário “Zika: uma Década Depois – Ciência e Vozes que Transformam”, nos dias 13 e 14 de agosto, no auditório IV, módulo VI da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a universidade e a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O evento reunirá profissionais da saúde, pesquisadores da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), do Ministério da Saúde e do Lacen, que atuaram no enfrentamento da doença, além de familiares de crianças com a síndrome congênita do Zika vírus, com o objetivo de refletir sobre os avanços, desafios e perspectivas em torno da doença.

A abertura será no dia 13, às 9h, seguida da conferência “Primeiros relatos da Zika na Bahia”. Após haverá mesas-redondas com os temas: “Respostas locais e estaduais à emergência do vírus Zika” e, a partir das 14h, “Impactos clínicos e epidemiológicos: da emergência à vigilância integrada”.

No segundo dia, 14, o evento será marcado pelo “Café com Discussão: vozes das famílias afetadas”, das 9h às 11h30. O momento reunirá mães e crianças com a síndrome congênita, além de pesquisadores e gestores, em um espaço de troca de experiências e escuta ativa.

Professora da UEFS e coordenadora do seminário, Erenilde Cerqueira, destaca a parceria entre a instituição, a Secretaria de Saúde e a Fiocruz na realização de pesquisas que culminaram na produção de artigos científicos sobre a Zika vírus com relevância internacional, fortalecendo a vigilância em saúde e a compreensão sobre o vírus e suas consequências.

“Embora a Zika seja uma doença viral, aguda e autolimitada — ou seja, com início e fim geralmente dentro de uma semana —, em alguns casos, ela pode gerar complicações graves. Entre os efeitos mais severos observados, estão a síndrome de Guillain-Barré, uma paralisia flácida que afetou alguns adultos, e nas gestantes, o vírus ultrapassou a barreira da placenta atingindo as crianças culminado em várias alterações congênitas, entre elas a microcefalia.

Mesmo sem registro de novos casos recentes, Erenilde alerta que o risco persiste: “Ainda temos o vetor presente, o Aedes aegypti. Se o vírus for reintroduzido, existe um grupo de pessoas suscetíveis à infecção”, afirma. 

"Um tsunami silencioso"

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, Ana Luiza de Melo, que participa do evento como palestrante, relembra os primeiros meses após a chegada do Zika ao município, em fevereiro de 2015.

“Foi como se fôssemos engolidos por um tsunami. Já lidávamos com dengue desde 1996, depois veio a chikungunya e, em seguida, o Zika, que trouxe consigo os casos de microcefalia. Tudo foi muito rápido”, relembra Ana Luiza.

Segundo ela, os profissionais de saúde passaram a perceber um aumento no número de nascimentos com microcefalia e outras alterações neurológicas, inicialmente sem causa definida.

“Os sintomas do Zika, muitas vezes leves ou imperceptíveis — especialmente em gestantes no primeiro trimestre — ocultavam a gravidade do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que se mostrou extremamente danoso ao desenvolvimento neurológico fetal”, explica.

Rede de cuidado

Diante da gravidade do cenário, a Secretaria Municipal de Saúde organizou uma rede integrada de cuidado e investigação. Parcerias com o Hospital da Mulher e o Lacen (Laboratório Central da Bahia) possibilitaram a realização de exames em amostras de sangue, urina e fragmentos de placenta para confirmação dos casos.

Com a detecção dos primeiros diagnósticos confirmados foi criado o Projeto Aconchego, destinado ao acolhimento das famílias e ao acompanhamento multiprofissional das crianças afetadas.

“Na época, 56 crianças foram classificadas como expostas. Dessas, 23 tiveram a síndrome congênita do Zika confirmada. Outras 23 foram descartadas por outras causas, como toxoplasmose, mas apresentavam comprometimentos neurológicos e foram incluídas no acompanhamento. Infelizmente, tivemos 8 óbitos ao longo dos anos”, detalha Ana Luiza.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde acompanha 30 crianças diagnosticadas com a síndrome congênita do Zika vírus. Elas recebem atendimento no ambulatório de infectologia da rede municipal, com suporte multiprofissional composto por neuropediatra, pediatra e assistente social. Além do atendimento clínico, o cuidado se estende ao apoio emocional e social das famílias.

“Essas famílias se reinventaram. Aprenderam um novo sentido de amor, de cuidado e de resiliência. Algumas mães relataram conquistas importantes, apesar das dificuldades diárias. Hoje, vivemos um dia de cada vez, sem saber exatamente qual será a expectativa de vida dessas crianças, que convivem com complicações respiratórias, cardiovasculares e internações frequentes”, relata a enfermeira.

7/8/2025
Procon intensifica fiscalização no comércio para o Dia dos Pais

Com a aproximação do Dia dos Pais, uma das datas mais relevantes para o comércio, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Feira de Santana está realizando uma operação especial de fiscalização nos estabelecimentos da cidade.

Até o momento, foram realizadas 44 fiscalizações, com 9 notificações orientativas. A expectativa é de que até o fim da operação, o número de visitas ultrapasse 50 estabelecimentos, reforçando o compromisso do Procon com a transparência nas relações de consumo e o cumprimento da legislação.

Segundo o superintendente do PROCON, Maurício Carvalho, a ação tem como foco coibir práticas abusivas e assegurar o respeito ao direito do consumidor. “Essa é uma data de grande movimentação no comércio, com muitos consumidores indo às compras. Por isso, intensificamos as fiscalizações para garantir que as práticas comerciais estejam de acordo com o que determina o Código de Defesa do Consumidor. Não vamos permitir que o consumidor seja induzido a erro por anúncios enganosos ou por falta de clareza nas informações ofertadas”, pontuou.

A ação conta com o apoio da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Feira de Santana. A advogada Mariana Figueiredo Falcão, integrante da comissão, destacou a importância da atuação conjunta. 

“Estamos nas ruas com o Procon, verificando se os produtos estão devidamente precificados nas vitrines, se as formas de pagamento estão visíveis e se o Código de Defesa do Consumidor está acessível dentro das lojas. Nosso dever é proteger o consumidor e garantir que seus direitos sejam respeitados”, enfatizou.

Para denúncias ou esclarecimentos de dúvidas, os consumidores podem procurar a sede do Procon, localizada na Rua Castro Alves, nº 635, onde o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Também está disponível o aplicativo “Procon Feira de Santana", por meio do qual é possível registrar reclamações, enviar fotos e vídeos de possíveis irregularidades, que serão apuradas pela equipe de fiscalização.